1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
  • Listas de verificação

  • A Saúde Mental no Trabalho do Sr. Sarkozy

    A Saúde Mental no Trabalho do Sr. Sarkozy

  • No Trabalho também se violam direitos humanos!

  • Saudações CGTP

    Saudações CGTP

Listas de verificação

Consulte e descarregue as novas listas de verificação que lhe disponibilizamos.

Na secção de "downloads", "Fichas Temáticas" na "avaliação de riscos" poderá encontrar os seguintes instrumentos de verificação:

1. Lista de verificação sobre Equipamentos Dotados de Visor
2. Lista de verificação sobre Direitos e Deveres ligados à SST
3. Lista de verificação sobre Prescrições Mínimas de SST nos Locais de Trabalho
4. Lista de verificação sobre Trabalho com Máquinas
5. Lista de verificação sobre Movimentação Manual de Cargas

Utilize-as e divulgue-as. A sua utilização na avaliação das condições de trabalho na sua organização e a participação qualificada dos trabalhadores e seus representantes na definição das medidas de prevenção e na avaliação de riscos são imperativos e necessidades para cuja solução queremos contribuir. O Departamento de Segurança, Higiene e Saúde no Local de Trabalho da CGTP-IN

A Saúde Mental no Trabalho do Sr. Sarkozy

A Saúde Mental no Trabalho do Sr. Sarkozy

sarkozy Todos temos em mente o que sucedeu na France Telecom no que respeita a suicídios de trabalhadores/as. Os Franceses também têm isso em mente. O Sr.   Sarkozy também. E então o que fez Sarkozy? Encomendou um estudo intitulado “Bien etre et efficacité au travail” a um consórcio de “especialistas”, com os objectivos, de identificar as causas de mal-estar psicológico no trabalho e de propor um conjunto de medidas práticas que possam ajudar a proporcionar, simultaneamente, um estado de bem estar e de eficácia no trabalho. O diagnóstico é interessante e as medidas também, embora nada se diga sobre a legislação laboral, contudo, a grande questão que levantam os sindicatos franceses é a seguinte: será Sarkozy capaz de implementar as medidas propostas?

Ler +


 

No Trabalho também se violam direitos humanos!

Ainda este mês está no seu início e mais uma dramática situação de morte por acidente de trabalho sucede.
Ao que nos foi relatado, um jovem de 28 anos de idade, no passado sábado, dia em que, após o final do turno, seguia para o merecido período de férias, ao manusear uma mangueira de oxigénio, cujo estado de degradação aconselhava a sua substituição, foi confrontado com uma explosão. Em resultado dessa explosão, o jovem em causa foi vítima de queimaduras de 2.º e 3.º graus em mais de 40% do corpo.

Segundo o relato que nos chegou, os operários e colegas do trabalhador vitima de acidente, já haviam exigido e reportado a quem de direito, a substituição da mangueira ou, em alternativa, a substituição do equipamento de soldadura em causa, por uma equipamento eléctrico, medidas que não foram executadas no seu devido tempo.

Este é mais um dos mais de 200.000 acidentes anuais que são reportados às seguradoras e tribunais em Portugal e que, infelizmente, continuam a vitimar milhares de trabalhadores e trabalhadoras, anualmente. Contudo, é importante tomá-lo por exemplo, por variadas razões:

1.º Este é um exemplo em que, mais uma vez, ocorre um acidente grave, não por uma fatalidade ou inevitabilidade, mas por um grave e continuado incumprimento das mais básicas regras de prevenção e segurança;

2.º As circunstâncias que causaram este acidente provam que, como sucede na sua esmagadora maioria, seria possível evitar a “praga” da sinistralidade laboral se houvesse por parte de quem dirige as nossas empresas, o mesmo cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras que demonstram ter com os lucros e resultados das mesmas;

3.º A prevenção e segurança continuam a estar em plano secundário nos nossos locais de trabalho, e não apenas nas pequenas empresas, também nas grandes;

4.º O desrespeito pelas regras mais básicas de prevenção e segurança, mais não reflecte, o desrespeito e desprezo que as classes dirigentes empresariais mostram pelos nossos trabalhadores e trabalhadores, que dia a dia contribuem para a riqueza nacional e para as elevadas taxas de lucro que as vão retribuir e enriquecer;

Resta-nos esperar que os verdadeiros culpados sejam responsabilizados. Os mesmos que não quiseram despender dinheiro para substituir uma simples mangueira, são os mesmos que contratam técnicos de prevenção sem experiência ou sem qualificação, simplesmente, porque auferem um salário menor, negando aos trabalhadores e trabalhadoras os mais básicos direitos humanos, como os são o direito à vida e à saúde. Sim, no trabalho também se violam direitos humanos!

O Departamento de Segurança, Higiene e Saúde no Local de Trabalho da CGTP-IN

Saudações CGTP

Saudações aos Trabalhadores 

 logo_cgtp     Os trabalhadores protugueses cumpriram uma jornada história:
      A maior adesão de sempre a uma greve, com mais de 3 milhões de trabalhadores envolvidos.

      Clique aqui para fazer o download do texto na íntegra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Previous
Seguinte

Actividades

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Esta Campanha, a desenvolver-se ao logo de 2009 e 2010, assenta nos seguintes princípios:

  • Reforço da capacidade institucional da CGTP-IN e das estruturas sindicais quanto à sua intervenção na área da Segurança, Higiene e Saúde no trabalho, através do desenvolvimento de recursos formativos e informativos diversos;
  • Implementação de práticas de participação qualificadas, nas empresas e noutras estruturas ligadas à problemática, que proporcionem uma redução efectiva da sinistralidade e uma melhoria geral das condições de trabalho;
  • Dar Cumprimento ao Plano de Acção estratégico da CGTP-IN para esta área, reforçado no último congresso.
 
1. Seminário de Lançamento (23 de Abril de 2009 no Hotel Zurique)
cartaz_seminariabril09 Este seminário proporcionará o encontro dos activistas das diversas estruturas do MSU, com o objectivo de dar a conhecer a campanha e os seus objectivos, bem como as actividades e práticas sindicais no âmbito da formação, informação e apoio sindical na área da SHST.


 

2. Guia de Participação consciente no domínio da SHST
guia

Este guia, no formato de um Dossier A5, constituído por fichas temáticas, possuirá uma estrutura passível de actualizações, adição de outras fichas e será construído de forma a poder ser utilizado quotidianamente nos locais de trabalho.

Poderá descarregar uma versão provisória deste guia na secção de Downloads.

 

 

3. Apoio Tecnológico
- Página Internet sobre SHST - Os activistas e utilizadores terão acesso a sítio Internet,, ligado à página da CGTP-IN que, para além da divulgação das actividades da campanha e do MSU, em geral, será um recurso de informação diversa ligada à SHST. O seu recurso especializado a qualquer hora e em qualquer local.

- E-newsletter bimestral - Será também desenvolvida uma e-newsletter bimensal que fará a divulgação dos grandes temas da SHST e das diversas actividades em curso no MSU. A actualidade à distância de um click!

- Para pedir esclarecimentos adicionais ou deixar comentários, temos também um endereço de e-mail ao seu dispor: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

4. Workshops Temáticos

(oficinas temáticas de trabalho prático e demonstração de metodologias e instrumentos de avaliação de risco para representantes em SHST, quadros e dirigentes sindicais)

Estes eventos permitirão a aplicação de ferramentas práticas de diagnóstico de necessidades de SHST e de reivindicação de condições de trabalho. Os participantes partirão das suas realidades concretas, e terão a oportunidade de experimentar “in loco” as metodologias de análise que lhes permitirão intervir de forma qualificada nos seus locais de trabalho.

Estes Workshops, no número de 6, terão as inscrições abertas a partir de dia 23 de Abril de 2009 e versarão sobre os seguintes temas:

- Prescrições de segurança e saúde ligadas aos equipamentos de trabalho (REALIZADA).

Consulte o programa desta workshop...aqui

Por realizar:

- Contaminantes do meio ambiente (ruído, vibrações, poeiras, fumos...)

- Lesões Músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho

- A organização do trabalho e a precariedade laboral

- Prescrições de segurança e saúde ligadas aos locais de trabalho

- Prescrições de segurança e saúde no comércio, escritórios e serviços

Informação adicional sobre as Workshops...aqui

 

5. Fórum SHST
acesso_ao_forum

- Fórum SHST – Na página Internet, após um simples registo, poderá aceder ao nosso Fórum de SHST. Neste local pode debater os grandes temas, retirar dúvidas e fazer sugestões de debate, discussão ou mesmo para a campanha em desenvolvimento. Queremos ouvir a sua voz. Participe!

 

6. Telefone "Seguro"
telf - Telefone “seguro” Verde - Duas vezes por semana estará disponível um telefone seguro (verde), de chamada gratuita, onde os utilizadores poderão colocar as suas questões, que serão respondidas por pessoal qualificado. Consulte nos destaques o plano de funcionamento deste número. 800 208 280, ligue-se à SHST em directo com resposta na hora!
7. E-mail da Campanha
 

8. Relatório e Seminário Final

Será desenvolvido um estudo de caso sobre a campanha que permitirá perceber o seu real impacto. Este trabalho será apresentado num seminário final de encerramento desta fase da campanha.

Atalhos

Próximo Evento

No próximo dia 16 de Julho, a CGTP-IN organiza o Encontro Nacional de Representantes dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho, no Hotel Vip Zurique, em Lisboa. Informe-se e inscreva-se através do seu sindicato.

A Lei 102/2009 faz um ano de existência. Este ano foi marcado, ainda, pela publicação do Código do Trabalho e pela polémica das contra-ordenações laborais. Qual o balanço que faz do estado das condições de trabalho, após o primeiro ano de aplicação da Lei da Promoção e Prevenção da SST?

 

 

 

 

 


  Resultados